A Monitoração Residencial da Pressão Arterial (MRPA) é um método que registra várias medidas de pressão durante o período de 5 ou 7 dias, com 3 medidas a cada 2 minutos pelo período da manhã e à noite, mas podem haver medidas extras a qualquer momento.
Diferentemente do Mapa, o monitor e o manguito são colocados no paciente somente durante as medidas, proporcionando um conforto maior. Portanto, há um treinamento prévio do paciente e da família para que o aparelho seja utilizado de forma adequada.
Baseando-se nos dados registrados pelo MRPA, o médico irá calcular uma média para determinar o valor da pressão.
O MRPA tem funções importantes, como correlacionar possíveis sintomas com o comportamento da pressão arterial, avaliar o resultado de tratamento hipertensivo, hipertensão de consultório ou do “avental branco”, além de hipertensão arterial episódica e hipertensão arterial resistente ao tratamento.
Sintomas sugestivos de hipotensão arterial resistente ao tratamento e de hipotensão arterial sintomática também podem ser avaliados.
O exame deve ser realizado em conjunto com atividades rotineiras durante a semana. Não é necessária nenhuma modificação do vestuário habitual.
O manguito é colocado no braço não dominante e conectado a um equipamento digital que o paciente é orientado a manipular. Este é preparado para inflar e desinflar o manguito, registrando os valores da pressão arterial.
Os sintomas, as atividades e as medicações são registrados em um relatório. Após o fim do exame, as medicações da pressão arterial são expressas em tabelas e gráficos, com os dados do diário, para emissão do relatório.
Resultados de Exames
Agendamento online
para consultas
Consultas e exames