O Eletrocardiograma – de abreviatura “ECG” - é um exame que serve para avaliar a atividade elétrica do coração. O ritmo do coração, assim como o número de batimentos por minuto podem ser analisados na realização do Eletrocardiograma. Resumidamente, é um exame inicial e básico para avaliação da saúde cardiovascular e também pode ser usado para monitorar melhora ou piora de algumas doenças.
Através do ECG, diversas patologias cardíacas podem ser identificadas, como por exemplo, arritmias, taquicardia, bradicardia, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, distúrbios na condução elétrica do órgão, problemas nas válvulas do coração, pericardite, entre outras doenças.
O Eletrocardiograma também é útil para avaliar a saúde do coração em meio a outras complicações ou condições, tais como hipertensão, colesterol alto, diabetes, tabagismo ou histórico familiar de doença cardíaca precoce – além de ser também comumente solicitado em avaliações pré-cirúrgicas.
É importante que o paciente informe ao médico quais os medicamentos que toma porque alguns podem interferir no resultado do exame. Jóias precisam ser retiradas para a realização. A prática de exercícios físicos no momento que antecede o exame não é recomendada, pois o nível dos batimentos cardíacos pode alterar. No entanto, de forma geral, qualquer pessoa pode realizar o exame, incluindo gestantes ou lactantes.
O Eletrocardiograma é um exame rápido, simples e indolor. O paciente deita-se na maca e os eletrodos (fixados na região frontal do peito) enviam os impulsos elétricos do coração, que são registrados em um papel.
Resultados de Exames
Agendamento online
para consultas
Consultas e exames